O Grifo é uma ave que pertence ao género dos Abutres e é uma das maiores aves que existem em Portugal. Ainda há muita gente em Portugal que pensa não existirem aves destas no nosso país, mas estão redondamente enganados.
Ainda existem algumas (poucas) centenas de exemplares entre nós. Mercê da sua grande dimensão, o Grifo pode ser detectado a uma grande distância, sendo por isso relativamente fácil de observar!!! Contrariamente ao que muita gente pensa, os Abutres e os Grifos não são perigosos nem nocivos para o homem!!! Alimentam-se exclusivamente de animais mortos ou moribundos, por isso desempenhando um papel "sanitário" no meio ambiente!!! Os Grifos alimentavam-se de cadáveres na sua maioria de mamíferos selvagens, mas, nas ultimas décadas devido ao progresso,,,, desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também da medicina veterinária, a frequência de animais mortos nos nossos campos tem vindo a diminuir, o que veio trazer aos Grifos alguma dificuldade em encontrar alimento!!! Deste modo foram desaparecendo gradualmente de uma boa parte do nosso território.....
A área de distribuição do Grifo encontra-se hoje reduzida a uma estreita faixa do interior junto á fronteira Espanhola, especialmente no Alto Douro, Beira Baixa e Alentejo. No entanto nestas zonas ainda é frequente encontrarem-se bandos de trinta ou até mais aves deste tipo.A observação de um bando de Grifos em voo, é ainda hoje um espétaculo majestoso visto que devido á sua envergadura demonstra ser um animal imponente!!!
Se quiser-mos observar estas aves teremos de nos deslocar a estas zonas do país, de preferência aos grandes vales desabitados do Tejo e Douro superiores, junto á fronteira, ou á margem esquerda do Guadiana. Habitualmente é normal verem-se a sobrevoar algumas povoações desta zona tais como: Miranda do Douro, Mogadouro e Barrancos!!! Em alguns locais os animais vão sobrevivendo graças a alimentadouro, em que são colocados animais abatidos para sua alimentação, como é o caso da Herdade da Contenda perto de Barrancos.
FICHA:
NOME CIENTIFICO - Gyps Fulvus
DIMENSÕES - 100cm Pousado, 250cm de envergadura
ESTATUTO MIGRATÓRIO -Sedentário e dispersivo
DISTRIBUIÇÃO - Ocorre quase exclusivamente em zonas com baixa densidade populacional, junto á fronteira. Nidifica no Douro internacional e no Tejo internacional. No baixo Alentejo não é costume nidificar, mas costuma haver movimentos de aves através da fronteira Espanhola...
A população nacional é de cerca de cem casais nidificantes, a maior parte dos quais vivem no Douro internacional...
MELHORES LOCAIS DE OBSERVAÇÃO:
Trás os montes, sobretudo no vale do Douro ( Miranda do Douro, Mogadouro e freixo de Espada á Cinta).
Beira-Baixa, (concelho de Idanha a Nova,junto aos rios Tejo e Erges).
Baixo-Alentejo (Concelho de Barrancos e por vezes na zona de Mértola)........