11.11.09

O ABUTRE!!!!!!!

NOME CIENTÍFICO: Aegypius Monachus!!!!!

CLASSE: Aves!!!!!

OUTROS NOMES:

Abutre-Fusco

Abutre-Cinéreo

Abutre-Comum

Abutre-Negro

Grifo

Pica-Osso



DISTRIBUIÇÃO:

Estas aves podem ser encontradas no sul da Europa, no Médio Oriente e na Ásia!!!

Esta espécie de Abutre já raramente é avistada nos céus de Portugal. A espécie está verdadeiramente ameaçada de extinção, pelo que tem sido desenvolvido um enorme esforço pela sua sobrevivencia, sendo constantemente monitorizados os exemplares referenciados!!!

Para ver uma destas aves em liberdade, terá de se deslocar até um dos locais onde ainda pode ser observado e ter muita, mas mesmo muita paciência...

Os locais onde se poderão observar são as zonas em volta dos Parques Naturais do Douro Internacional (PNDI), e do Tejo internacional e da Serra da Malcata.

Neste ultimo local, bem como na Serra de S. Mamede no Alto Alentejo, foram feitos ninhos desta espécie em 2004, o que não acontecia desde meados dos anos 90!!!



ALIMENTAÇÃO:


Estas aves alimentam-se de animais que encontram mortos e de preferência em decomposição, são Necrofagas!!!

Para que seja possível observar esta espécie durante muito tempo, em território Português, é frequente serem deixadas carcaças de animais em locais previamente seleccionados para sua alimentação. Assim as aves necrófagas podem ter alimento de qualidade disponível sem riscos acrescidos para a sua saúde!!!

Um dos factores que tem levado ao declineo da espécie em Portugal, tem sido o facto de estas aves se alimentarem de animais mortos por envenenamento, acabando também por morrerem envenenadas!!!


REPRODUÇÃO:


Estas aves fazem o ninho no interior de fendas de rochas íngremes, escarpadas de muito difícil acesso, senão praticamente inacessíveis!!!

A postura é normalmente composta por dois ovo, e a incubação demora normalmente cerca de 42 dias......



Curiosidade:


Aqui há uns anos atrás, por descuido, ou simplesmente por maldade e abandono, junto á povoação de Orvalhos no concelho de Alandroal, morreu uma larga quantidade de gado bovino!!!

Os cadáveres do gado foram deixados ao "Deus dará" vários dias, até foi noticia de TV, e durante o tempo de espera pelo "enterro dos cadáveres", foi sempre observada por ali, uma comunidade de cerca de 14 ou 15 Abutres, coisa rara na zona......

Diz quem viu, que apenas abalaram dali quando o ultimo "cadáver" foi enterrado, e nunca mais por ali se viu tal animal......
E já agora, é uma ave que com as asas abertas, poderá medir até perto de 3 metros de ponta a ponta de cada uma das mesmas...
É OBRA.........






Sem comentários:

Enviar um comentário