23.11.09

BARBO / BARBO COMUM



NOME:

BARBO/ Também conhecido por BARBO COMUM!!!!!!


NOME CIENTIFICO:

Barbus Bocagei!!!!!!

Esta espécie é considerada de tamanho médio!!! Tem o perfil da cabeça ligeiramente convexo, com boca inferior e com dois pares de barbilhos!!! Os barbilhos posteriores atingem a linha média do olho!!! A barbatana dorsal apresenta o raio ossificado a 2/3 da oposta!!! O lábio superior é grande e espesso, sendo o inferior mais retraído!!!

Na região dorsal, o Barbo apresenta uma coloração castanho-esverdeado, e na região ventral, branca ou avermelhada!!!

Esta espécie pode atingir até um metro de comprimento!!!

O Barbo é uma espécie "Bentónica", prefere os fundos de pequenos troços de rios, preferindo zonas com pouca ou moderada densidade de corrente!!! É uma espécie que se adapta em qualquer espécie de habitat, mas tem as suas preferências!!!

O Barbo apresenta uma alimentação geralmente "oportunista"!!! Alimenta-se principalmente de material vegetal, (plantas e algas) e larvas de insectos aquáticos!!! Ocasionalmente ingere areia, insectos terrestres, (Formigas, Borboletas etc) e sementes... Os Barbos de maiores dimensões, por vezes alimentam-se de outros peixes!!!

A época de reprodução é entre Abril e Junho, podendo cada fêmea depositar entre 17550 e 21850 ovos em cada ninhada!!!

A proibição de pescar aplica-se de 14 de Março a 15 de Maio!!!

Tamanho mínimo / 20cm!!!

Alguns factores de ameaça a esta espécie poderão vir da poluição dos habitats, da extracção de água e inertes, (destruição das zonas de postura)!!!

CURIOSIDADES:

As fêmeas escavam um sulco onde depositam os ovos!!!

Por vezes ingerem areia para ajudar na digestão dos alimentos!!!

Os juvenis apresentam manchas escuras na zona dorsal, que desaparecem quando atingem a maturidade!!!

Durante a época de reprodução, os machos apresentam tubérculos nupciais na cabeça, levando muitos pescadores inexperientes a pensarem que é doença e a deitarem bons exemplares de novo á água ou mesmo até para fora, o que é um grande erro mas confesso que também já me aconteceu......

Em minha casa, este belo peixe(EXCEPÇÃO ÁS ESPINHAS), "malha-se" em caldeirada de peixe do rio, ou se o exemplar for muito grande, assadinho na brasa......

Se alguém tiver mais dicas sobre este peixe, o comentário será bem recebido!!!!!!

Daqui a uns dias voltarei a escrever mais umas linhas, agora sobre A CARPA (que pelos vistos há muitas espécies, algumas até muito desconhecidas)!!!!!!

Até lá, BOAS PESCARIAS!!!!!!